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Circuito Sul Mineiro de Parapente

Nos dias 02 e 03 de Julho de 2011 o Parque Estadual da Serra da Boa Esperança sediou a 3ª Etapa do Circuito Sul Mineiro de Parapente. O Parque fica distante apenas 10 km da cidade e recentemente tombado, manteve o ambiente preservado, com diversas rampas naturais, inúmeras cachoeiras intocadas e grandes lagoas.

 Veja as fotos do evento / Assista ao video

Última atualização (Qua, 27 de Julho de 2011 01:06)

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Nova aeronave para resgate aeromédico K-pra

A equipe k-pra resgate técnico está com reforço de peso, outro helicóptero Esquilo em configuração aeromédica.

O perfil da utilização do helicóptero tem mudado substancialmente nos últimos anos. No Brasil o serviço de resgate aéreo estava intimamente ligado à área militar especificamente, à Força Aérea Brasileira (FAB).

Veja as fotos da aeronave / Assita ao video

Última atualização (Qua, 27 de Julho de 2011 00:25)

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Campeonato Capixaba de Voo Livre – Segunda Etapa / 2011

Baixo Guandu, cidade de uma natureza belíssima, belas montanhas e muito verde foi palco da segunda edição do Campeonato Capixaba de Livre 2011, nos dias 18 e 19 de Junho.  A rampa fica próxima a cidade, com acesso excelente, as rodovias principais tem pavimentação muito boa o que facilita demais a todos os envolvidos no resgate e salvamento dos pilotos.

Veja as fotos do evento  /  Assista ao video do evento

Última atualização (Qui, 07 de Julho de 2011 13:12)

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Campeonato Brasileiro de Parapente - Castelo 2011

Em mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Parapente , a Equipe k-pra esteve presente para as missões de busca e salvamento no estado de Espírito Santo, na aprazível cidade de Castelo.
Neste Campeonato, o piloto vencedor irá  disputar o Campeonato Mundial de Parapente competição (FAI),na cidade de Piedrahita - Espanha.
As disputas se estenderam entre os dias 26 de março a 02 de Abril do corrente. 100 (cem) pilotos estiveram na competição sendo dois europeus, que cobriram de cores o céu dos castelenses.
A classificação final desta 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro ficou assim:   
 
1° Marcio Pinto - Rio de Janeiro
2° Maurinho Kotoco – Minas Gerais
3° Donizete Lemos – Santa Catarina
4° Frank Brown – Espírito Santo
5° Cláudio Virgilio - Portugal


Infelizmente, por condições meteorológicas não favoráveis as práticas do vôo livre impediram os pilotos a decolarem por alguns dias.
Nesta competição, houve situações de emergências onde a equipe k-pra, utilizou todos os seus recursos nas missões de busca e salvamento dos pilotos em situação de perigo.
Situação 1
Lançamento de reserva com piloto em situação de difícil acesso em montanha.
Situação 2
Piloto arborizado com queda em local de difícil acesso.
Situação 3
Piloto em área de pouso picado por várias abelhas.
Situação 4
Piloto “sugado” por Cb (Cumulus nimbus), sendo obrigado a lançar reserva para “pouso de emergência”.
A equipe k-pra, agradece a confiança dos organizadores e pilotos.

Galeria de Fotos

Assista aos videos: Video 1 / Video 2

Última atualização (Ter, 03 de Maio de 2011 18:01)

 

Transporte Aeromédico

O transporte aeromédico consiste no resgate ou na remoção de doentes ou vítimas graves, por meio de helicópteros ou aeronaves, em locais que ambulâncias tradicionais ou equipes de resgate não possam facilmente ou rapidamente chegar.
O transporte aeromédico por helicóptero, uma das modalidades dos serviços de emergências, tem seu início, segundos dados históricos, que datam de 1870, em Paris, no período da  guerra Franco-Prussiana. o  “socorro/transporte” de feridos (sem nenhum suporte de vida) era feito através de balões para o exterior de Paris.
Esta empreitada tinha um tempo resposta relativamente alto.pois era necessário um número considerável de pessoas para poder dar iníco a missão de socorro. E,outras tantas, para receber o balão,colocá-lo em local seguro e desembarcar o ferido.
Na década de 50, durante a guerra da Coréia, helicópteros foram usados com sucesso no resgate de ferido, foi o campo de provas para as valorosas e quase missão suicida para os pilotos. Foi utilizado por diversos operadores civis e militares por todo o mundo, além de ter sido empregado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Guerra da Coréia, quando então teve a designação "H-13 Sioux" em utilização diversificada, como, por exemplo, transportes de cargas leves, patrulhamento, evacuação aeromédica, entre outros.

 O grande salto em direção a evolução do serviço veio com mais uma guerra. A guerra do Vietnã. Onde houve um mega empreendimento para a dinamização das operações aéreas (veja o filme  Apocalypse Now).

Nesta batalha, os estrategistas militares notaram, que, com um suporte médico e o máximo de suas forças. Os soldados “atendidos” na zona quente e levados aos hospitais de campanha (na zona fria). Podiam voltar em poucas semanas a exercer ás suas atividades primárias. (ver seriado sátira MASH).

Nesta guerra já havia voluntários de um corpo de saúde com ajuda de padioleiros treinados embarcados. A fim de oferecer o mínimo de suporte de vida.

USO CIVIL DA EXPERIÊNCIA DE TANSPORTE DE FERIDOS POR HELICÓPTEROS NA GUERRA

Em 1973 no Anthony’s Hospital, na Cidade de Denver, foi iniciado com sucesso o primeiro serviço aeromédico associado a um heliponto e centro de trauma. Desde então o uso de helicópteros aumentou consideravelmente.
Com esta experiência e o histórico das operações de resgate por helicóptero nas guerras, foram sendo criadas várias versões de configuração para helicópteros de resgate.

CONFIGURAÇAO DE HELICÓTERO AEROMÉDICO

Veja o vídeo de configuração aeromédico
Ao configurar um helicóptero para uma missão de resgate, você deve saber que tipo de missão sua “máquina” vai fazer. Você deve pensar na configuração que atenda suas necessidades operacionais e não a ideal.
Pense em equipamentos de vias aéreas. Onde colocá-los?
Pense em equipamentos de monitorizarão. O que levar?
Pense em equipamentos de imobilizações. O que levar? Onde colocá-los?
Pense em medicações. Onde colocá-los?

PENSE NA SUA SEGURANÇA

Faça o curso de transporte aeromédico conosco. Com certificação
São dois dias.com módulos teóricos e práticos.

Última atualização (Qui, 21 de Abril de 2011 20:02)

 
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